Atendimento Clínico

Aqui na Sensus trabalhamos com a Terapia Cognitivo Comportamental, alguns casos também são atendidos utilizando a técnica EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). Ambas são indicadas para casos de:

 

Ansiedade: A ansiedade é um sentimento inerente ao ser humano, porém se persistente há pelo menos 6 meses ela caracteriza-se como um transtorno. Os sintomas estão relacionados a expectativas e preocupações apreensivas, podendo ser manifestada também por sintomas físicos: irritabilidade, fadiga, tensão muscular (dores musculares), insônia, dificuldade de concentração, inquietação, entre outros. “Os pacientes estão constantemente preocupados com questões triviais, são medrosos e esperam sempre o pior”. (Hollander; Simeon, 2004). Em casos assim, a função da terapia é tanto reduzir os sintomas, quanto tratar a causa da ansiedade.

 

Baixa Autoestima: A baixa autoestima, assim como insegurança também são queixas comuns nos consultórios de psicologia. O objetivo da psicoterapia é auxiliar o cliente a modificar as crenças negativas sobre si mesmo, conseguindo também reconhecer seus potenciais e qualidades, e consequentemente agindo de forma mais assertiva no mundo.

 

Disfunções Sexuais: A disfunção sexual é a incapacidade de iniciar, manter ou terminar uma relação sexual que seja satisfatória para um ou para ambos os parceiros. Tanto em casos femininos quanto masculinos, questões emocionais e psicológicos são as responsáveis pela origem do problema. A boa notícia é que com a terapia essas questões podem ser identificadas e tratadas

 

Fobias Específicas: Quando a pessoa apresenta um medo fora do normal diante de situações específicas como avião, altura, animais, entre outros, estamos diante de uma fobia específica. A melhor forma de tratamento é via terapia cognitivo comportamental ou EMDR. Com técnicas destas abordagens é possível eliminar o medo exagerado, possibilitando à pessoa conseguir enfrentar sem sofrimento seus medos.

 

Fobia Social: A Fobia Social é caracterizada pelo medo de agir de modo a ser humilhado ou embaraçado frente a outras pessoas. Quem tem esse tipo de fobia evita situações em que tenha que interagir ou realizar uma tarefa diante dos outros. Entre os casos mais comuns, podemos destacar o desconforto excessivo ao falar, comer ou escrever em público, comparecer em reuniões ou entrevistas. A psicoterapia é a forma mais indicada de tratamento.

 

Síndrome de Pânico: Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que 264 milhões de pessoas no mundo sofrem com transtornos de ansiedade. O Brasil tem mais de 9% da população com algum transtorno de ansiedade, ou seja, quase três vezes mais que a média mundial. O Transtorno ou Síndrome do Pânico nada mais é que uma crise de ansiedade sem um desencadeador específico. A pessoa experimenta sensações súbitas de medo, terror e apreensão, seguidas de dor ou desconforto no peito, taquicardia, sudorese, fraqueza, tremores, calafrios, sensações de falta de ar, náusea entre outros sintomas que atrapalham a qualidade de vida de qualquer pessoa. O tratamento pode incluir medicação, porém a psicoterapia é fundamental e apresenta excelentes resultados.

 

Transtornos Alimentares: O padrão de beleza que se baseia em mulheres absolutamente magras, com baixíssimo percentual de gordura no corpo. Essa preocupação exagerada com o corpo pode provocar um distúrbio psiquiátrico grave, cada vez mais frequente, que é a distorção da autoimagem. A pessoa se olha no espelho e vê uma figura obesa que não corresponde à realidade. Não percebe a perda de gordura nem os ossos aparentes. Sendo assim, a ingestão de alimentos diminui obsessivamente até que, em um determinado momento, não consegue mais comer e a partir daí problemas graves de saúde podem começar a se desenvolver. Sessões de psicoterapia são fundamentais para reverter este quadro e devolver a qualidade de vida para pessoas, melhorando a sua relação com os alimentos e com seu próprio corpo.

 

Transtorno de Estresse Pós-Traumático: Quando uma pessoa passa por uma situação de ameaça à vida, ou tenha presenciado uma situação de ameaça ou morte de outras pessoas (como assaltos, estupros, sequestros e desastres naturais ou não), ela pode desenvolver um quadro de Estresse Pós-Traumático, apresentando: flashbacks da situação traumática (a imagem volta a sua cabeça de forma involuntária), pesadelos, ansiedade e medos, assim como o sentimento de brevidade da vida. Esse quadro necessita ser tratado e neste caso, a abordagem mais indicada é o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), uma das especialidades da nossa clínica.

 

Transtorno Obsessivo Compulsivo: Preocupar-se excessivamente com sujeira, lavar as mãos a todo o momento, evitar o uso de banheiros públicos, revisar repetidas vezes a porta, o fogão ou o gás antes de sair de casa ou ao deitar, necessidade exagerada de arrumar as coisas, ter medo de passar perto de cemitérios, funerárias ou de usar certas cores de roupa com medo de que possa acontecer algo de muito ruim, ser atormentado por dúvidas intermináveis ou por pensamentos "horríveis" são alguns dos inúmeros sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo ou TOC. Conhecidas popularmente como "manias" essas manifestações atormentam milhares de pessoas em todo mundo. Muitas vezes são leves e quase imperceptíveis, mas não raro, são extremamente graves, podendo incapacitar a pessoa para o trabalho e impedí-la de relacionar-se socialmente. Em geral elas são acompanhadas de ansiedade, medo e culpa, causam muito sofrimento, tomam tempo da pessoa e interferem nas rotinas pessoais, na vida social e da família. Muitas vezes não são reconhecidas como sintomas de uma doença o que faz com que as pessoas afetadas não busquem tratamento ou demorem muito para fazê-lo. A Terapia Cognitivo Comportamental em conjunto com a medicação é o tratamento mais indicado nestes casos.

 

Depressão: Falta de energia, cansaço, tristeza, falta de esperança no futuro podem sinalizar que estamos diante de um quadro de depressão. O psicólogo e o psiquiatra são os profissionais mais indicados para fazer esse diagnóstico e o tratamento geralmente é em conjunto, medicação e psicoterapia. Dentre as abordagens mais indicadas para tratamento está a Terapia Cognitivo Comportamental. O tratamento com medicação vai de 6 messes até 1 ano e o objetivo final é que o paciente não necessite mais da medicação, que é fundamental no inicio do tratamento, mas tudo isso é acordado entre paciente e psiquiatra. O objetivo da psicoterapia é identificar e trabalhar a causa que levou ao desenvolvimento do quadro depressivo, assim como prevenir que esse quadro aconteça novamente no futuro.

 

Dificuldades no Relacionamento Interpessoal: Uma das queixas bastante recorrentes nas clínicas de psicologia é a dificuldade no relacionamento com pessoas, seja do trabalho, família ou relacionamentos amorosos. Muitas vezes, tem dificuldade de expressar o que sente ou pensa, ou então faz de modo inadequado, sendo agressiva, por exemplo. Na terapia, paciente e psicólogo trabalham juntos as dificuldades do paciente nesta área, auxiliando-o a desenvolver habilidades sociais necessárias para o convício social satisfatório.

 

Obesidade: Muitas pessoas possuem dificuldades com a balança devido a questões emocionais: traumas, dificuldades de lidar com suas emoções ou dificuldades de mudanças de hábitos e da relação com o alimento. Em casos assim, a psicoterapia vai auxiliar o paciente, ajudando-o a identificar quais são as suas dificuldades e auxiliando-o a mudar seus hábitos, e consequentemente melhorando a sua autoestima.

 

Na nossa clínica, atendemos adolescentes e adultos, formato presencial e online. Atendemos de segunda à sábado, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Temos algumas profissionais que atendem pelo convênio Care Plus. Consulte-nos sobre descontos para outros convênios.

 

Terapia cognitiva com comportamental

Terapia cognitiva com comportamental

Saiba mais
Ansiedade

Ansiedade

Saiba mais
Baixa autoestima

Baixa autoestima

Saiba mais

Disfunções Sexuais

Disfunções Sexuais

Saiba mais
Fobias específicas

Fobias específicas

Saiba mais
Fobia social

Fobia social

Saiba mais

Síndrome do pânico

Síndrome do pânico

Saiba mais
Transtornos alimentares

Transtornos alimentares

Saiba mais
Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Saiba mais

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Saiba mais
Depressão

Depressão

Saiba mais
Dificuldades no Relacionamento Interpessoal

Dificuldades no Relacionamento Interpessoal

Saiba mais

Obesidade

Obesidade

Saiba mais

Espaço Coworking

Sobre

Seja bem-vindo a Sensus!

Nossa clínica, está localizada em Blumenau-SC e nasceu em março de 2001, idealizada por um grupo de amigos que tinham como objetivo tornar-se referência no estudo e atendimentos na abordagem Cognitivo Comportamental, abordagem reconhecida mundialmente pelos seus resultados comprovados no tratamento de diversos casos. Nesta época, além dos atendimentos clínicos, trouxemos para Blumenau-SC a primeira Formação em Terapia Cognitivo Comportamental do estado, com o objetivo de formar terapeutas aptos para atender nesta abordagem.

Atualmente, a Sensus é dirigida pela idealizadora e fundadora Francieli Hennig CRP 12/02631, que apaixonada pela psicologia clínica não mediu e não mede esforços para manter a Sensus, respaldada pela ética, pelo respeito e os conhecimentos mais recentes da ciência psicológica. Ciente de que seu propósito é contribuir para um mundo melhor, melhorando o “mundo” das pessoas que buscam a Sensus, em 2016, fez a formação em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), técnica criada nos EUA e com resultados comprovados mundialmente para reprocessamento de traumas. Assim, desde 2016, além da Terapia Cognitivo Comportamental, as pessoas atendidas em nossa clínica, também tem à disposição o que há de mais novo em termos de técnicas com eficácia comprovada na psicologia.

Em 2017, buscando ir além da clínica, e com objetivo de melhorar a vida das pessoas, Francieli fez a formação em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT), pelo Centro de Mindfulness de Oxford/Reino Unido em parceria com o Mente Aberta/Unifesp-SP, oferecendo também, turmas do programa de 8 semanas de Mindfulness/Atenção Plena. E em 2019, certificou-se com Facilitadora do Programa de Compaixão Baseado em Mindfulness pelo Instituto Cultivo do México em parceria com o Mundo Mindfulness-SP.

Então, além dos atendimentos clínicos na abordagem Cognitivo Comportamental e EMDR, a Sensus oferece a Formação em Terapia Cognitivo Comportamental para psicólogos e acadêmicos de psicologia, e Programa de 8 Semanas de Mindfulness (MBCT) e Cultivo da Compaixão.

Em 2019, um novo capítulo da história da Sensus foi escrito, com mudanças estruturais na clínica para um melhor atendimento aos nossos clientes; Modificações na grade curricular da Formação e Terapia Cognitivo Comportamental atendendo às necessidades dos alunos que procuram a formação na Sensus; Oferecimento dos Programas de Mindfulness e Compaixão e; Incorporação de parcerias com psicólogas que estão comprometidas com nossos valores e buscam prestar atendimento de qualidade com o desejo de contribuir para melhorar a vida das pessoas.

 

Equipe




Francieli Hennig CRP12/03126

Responsável Técnica e fundadora da Sensus

Saiba mais

Adriana Assis CRP 12/24099

Profissional Parceira

Saiba mais

Blog

O valor de ensinar as crianças a dizer Obrigado, Por favor e Bom dia

Transmitir às crianças a importância de agradecer, de pedir “por favor” ou de dizer “bom dia” ou “boa tarde” vai muito além de um simples gesto de educação.

Continuar lendo

A gente tem que continuar

A gente tem que continuar mesmo depois que o arroz queima, a água seca, o vinho entorna.

Continuar lendo

Por que não se deve discutir logicamente com uma criança de 6 anos

A lógica da criança é uma coisa que deixa seus pais maravilhados, mas de vez em quando também os frustra.

Continuar lendo